Sra Vereadora do Município de Tomar Dra Filipa Fernandes
Sr Vereador do Municipio de Leiria Dr Carlos Palheira
Sr Presidente da Federação Portuguesa de Ténis Dr Vasco Costa
Caros amigos Dirigentes das Associações Congéneres
É com muita honra e gosto redobrado que dou as Boas vindas aos 300 participantes nesta Gala
A dinâmica da nossa Associação, Clubes e tenistas está aqui evidenciada nesta que é a Vossa/nossa festa, estamos perante mais um recorde de presenças.
Peço-vos uma Salva de palmas.
Não podemos passar este momento de união e confraternização sem relembrar com carinho e saudade aqueles que sempre estiveram connosco e sempre continuarão a estar, referimo-nos ao companheiro Joaquim Alho e Telmo Rodrigues, para eles uma saudação especial.
Esta dinâmica está também patente muito positivamente nos diversos programas da Associação e que passo a enunciar:
A adesão dos Clubes aos projetos SPIN (mini / mega e Super) que têm vindo a bater recordes de participação e que são a prova provada da necessidade de se implementarem na nossa modalidade os torneios por níveis, como já se faz noutros países nomeadamente Itália e França.
Estes projetos não seriam possíveis sem a persistência e participação dos nossos responsáveis técnicos, em conjunto com os Clubes e seus treinadores.
Estamos agora a preparar um Superspin Pares, que julgamos q será mais um sucesso.
As seleções regionais e o projeto CRT são outra das valências da Associação com os selecionadores regionais a acompanharem os selecionados a torneios A e B, a custos reduzidos.
O Tenis de Praia é outra das realidades da nossa Associação com a realização de um Circuito Regional que culmina no Campeonato Regional, sendo a nossa colaboradora Luciana Pereira a responsável deste circuito.
Os Campeonatos Regionais de Ténis são outra das realidades da nossa Associação que só é possível com o apoio dos Clubes e dos seus dirigentes.
O projecto clubes Play and Stay são agora liderados pelo Frederico Lopes e os primeiros resultados começam agora a dar frutos.
A boa relação dos Clubes, das Câmaras Municipais em conjunto com a Federação permitiu criar um circuito internacional de Ténis feminino entre Caldas da rainha, leiria e Santarém, onde se irá associar mais um clube na organização de um Internacional masculino.
Fomos a primeira associação a introduzir os masters com inclusão dos escalões juvenis, séniores e veteranos num modelo de sucesso quase em simultâneo com os primeiros masters veteranos da FPT.
Outra dinâmica menos conhecida da nossa Associação é a organização dos Fóruns das Associações Regionais de Ténis , que reúne 2 vezes por ano as 13 Associações Regionais com a presença da Federação de Ténis enquanto convidada sempre que se entenda como pertinente.
Não é por acaso que temos connosco a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Ténis e dos nossos amigos presidentes das Associações de Lisboa, Castelo Branco, Coimbra e Porto.
Daqui resultaram já várias iniciativas que foram implementadas ao nível nacional.
Numa Assembleia Geral lançámos um desafio á Direção da federação que o aceitou, e que resultou no programa de apoio a infraestruturas, e que foi um contraponto aos os investimentos que se estavam a realizar no Jamor em Oeiras e no Monte Aventino no Porto.
Com este programa de âmbito nacional e que permitimos aos clubes aderirem através de contrato programa assinado com a Associação e a FPT, temos nesta data para além dos 2 campos cobertos do CETL em leiria e os 2 das Caldas da rainha, mais 4 campos cobertos na nossa Associação, 2 no rackets em leiria e 2 no Clube Ténis de Santarém.
Estamos em crer que mais Clubes da nossa Associação se vão associar a estes apoios, frisando que este apoio é prioritariamente para capacitar a associação com campos cobertos, essencial para a prática contínua do ténis.
Reforçamos sempre que nos é oportuno a necessidade de se introduzir o ranking único, os torneios por níveis, alterações aos quadros competitivos, a aposta no início da pirâmide e no ténis feminino, os torneios de pares e sociais. A certificação de escolas de Ténis, Clubes e Academias
Esta é a dinâmica da nossa Associação.
Aproveito este momento para relembrar todos os atletas participantes nos diversos torneios sendo eles os mais importantes para o contributo desta festa e do ténis.
O ténis é para todos e com todos.
Mais uma vez muito obrigado pela V. presença.